Close

Choose your region

Menu

PERGUNTAS FREQUENTES

Estamos atentos às suas perguntas e respondemos às mais frequentes na listagem abaixo. Se tiver alguma pergunta que não foi respondida, contacte a equipa da Federação Portuguesa de Atletismo responsável pela coordenação da implementação da iniciativa em Portugal.

  • O que é o The Daily Mile?

    A iniciativa The Daily Mile é simples e gratuita. Encorajando as crianças a correr ou caminhar rápido durante 15 minutos, todos os dias na escola, estamos a contribuir para que as crianças sejam saudáveis, estejam aptas para a vida e preparadas para aprender. É uma atividade física que promove o bem-estar social e a saúde mental, além de melhorar a aptidão física das crianças. É feita ao ar livre durante o horário escolar num horário escolhido pelo professor. As crianças correm com as suas roupas habituais, não sendo necessária nenhuma roupa especial.

  • Qual a melhor altura do dia para realizar a atividade?

    A atividade é limitada a 15 minutos, do começo ao fim. Aconselhamos os professores a integrarem a mesma no horário que melhor lhes convier. Se é mais fácil, pode acontecer todos os dias à mesma hora. Muitas vezes, o/a professor/a decide executar a atividade quando percebe que a concentração da turma diminui.

  • Porquê participar com a turma?

    O objetivo do The Daily Mile é que todas as crianças sejam mais ativas. Ajuda-as a estarem mais conscientes dos benefícios da saúde física e mental para o seu bem-estar. Também está provado ser um método eficaz para ajudar o combate à obesidade infantil e ao excesso de peso.
    Muitos professores participam com os seus alunos, e têm um espaço privilegiado para conversarem com as crianças de forma descontraída.

  • Pode-se participar na iniciativa The Daily Mile, mesmo que não seja feita todos os dias?

    Idealmente, deve ser feito pelo menos 3 vezes por semana. Em algumas escolas, não se corre nos dias em que a turma tem ginástica.

  • Como inscrevo a minha escola no The Daily Mile?

    Apenas as próprias escolas se podem inscrever no programa. Se é um diretor ou professor, a sua escola pode participar e juntar-se ao movimento aqui. Se é um pai ou encarregado de educação interessado em que o seu filho realize o The Daily Mile na sua escola, por favor, leia a nossa página específica para mais informação.

  • Um colega professor da minha escola já inscreveu a sua turma no site The Daily Mile, Posso inscrever também a minha turma?

    A atividade Daily Mile está organizada por Escola. Se a Escola já foi inscrita, todas as turmas podem iniciar a atividade. É importante que a inscrição da escola seja articulada entre os professores ou pelo Director do Agrupamento, para todos partilharem a documentação enviada pelo site “The Daily Mile.pt”.

  • Posso usar o nome ou logotipo do The Daily Mile para criar recursos?

    Sim, mas atenção que tanto o nome quanto o logotipo de The Daily Mile são marcas registadas. Antes de imprimir, distribuir ou publicar qualquer material que use o nosso nome ou logotipo, contacte-nos  para obter uma autorização por escrito.

  • Onde se realiza a atividade?

    Diariamente, em escolas do 1º ciclo do ensino básico e jardins de infância, num contexto seguro. É feito ao ar livre (em torno de um espaço de recreio ou campo de futebol ou basquete, por exemplo), para que as crianças beneficiem das vantagens de correr ao ar livre com os seus amigos, em quase todas as condições meteorológicas. Recomendamos que cada escola desenvolva o seu próprio percurso. Idealmente, eles darão de 5 a 10 voltas ao circuito, o que impedirá que pareça uma competição.

  • Qualquer um pode participar?

    Recomendamos que todas as crianças participem. Através da nossa experiência, mesmo aquelas que não gostam de educação física gostam de correr e caminhar.

  • É necessária uma superfície ou pista especial para as crianças correrem?

    Não é necessária nenhuma superfície especial ou pista para realizar a atividade. A maioria das escolas que participam do programa fazem-no no pátio, em áreas verdes da escola (se não houver muita lama) ou simplesmente ao redor dos edifícios da escola. Algumas escolas decidem investir numa pista de atletismo específica, mas não é um requisito para participar do programa. Enquanto houver um espaço ao ar livre grande o suficiente para as crianças correrem, a sua escola poderá participar no The Daily Mile.

  • Os riscos do circuito devem ser avaliados?

    Antes de iniciar o programa The Daily Mile, as escolas devem fazer uma avaliação de risco do percurso e eliminar qualquer risco identificado antes de iniciar a atividade. Recomenda-se que sejam envolvidos tanto os alunos como os professores no processo de avaliação de possíveis riscosClique aqui para ler como várias escolas implementaram com sucesso The Daily Mile em contextos variados.

  • Não será demais para uma criança correr uma milha (1,6 Km)?

    A ênfase do programa é mais no tempo do que na distância. “The Daily Mile” é assim chamado porque em 15 minutos 75% das crianças pequenas (de 3 a 7 anos) e 90% das crianças mais velhas (de 8 a 12 anos) correm em média a distância uma milha (1609 m) pelo menos. Esta iniciativa é totalmente inclusiva – todas as crianças participam, independentemente da idade, habilidade ou circunstâncias. As crianças com necessidades especiais ou complexas devem receber o apoio necessário para participarem. O que importa não é a distância em si, mas o fato de que todos participam juntos por 15 minutos numa atividade física ao ar livre.

  • Com que frequência uma turma deve fazer o The Daily Mile?

    A chave está no nome! Idealmente, “a milha diária (“The Daily Mile”) é executada diariamente na escola. Para que as crianças possam obter todos os benefícios proporcionados por esta atividade e aproveitá-la ao máximo, deve ser feito pelo menos 3 dias por semana, e de preferência mais vezes.

  • O The Daily Mile é o mesmo que Ginástica ou Educação Física?

    O The Daily Mile não é o mesmo que Ginástica ou Educação Física. É uma atividade social e não competitiva. As crianças são incentivadas a correr ou caminhar rápido por 15 minutos. Elas podem abrandar para recuperar o fôlego, se precisarem, mas a ideia é marcar o objetivo de correrem ou caminharem rápido durante os 15 minutos da atividade. A chave para o The Daily Mile é que é simples e fácil de implementar, e não requer troca de roupas ou montagem de qualquer tipo de equipamento. O professor decide quando o seu grupo sai para fazer a atividade, e no momento em que ele acha que será mais benéfico para as crianças.

  • A Fundação The Daily Mile dá ajuda para a construção de circuitos especiais para a corrida?

    O The Daily Mile Foundation é uma ONG registada e não tem um orçamento para fazer doações às escolas, portanto, qualquer escola interessada em instalar um circuito especial terá de encontrar financiamento próprio.

    É importante enfatizar que não é necessário ter uma pista ou circuito especial para executar com sucesso a atividade.

  • O The Daily Mile prejudica as articulações das crianças?

    Correr regularmente é positivo para o desenvolvimento físico das crianças porque, entre outros benefícios, ajuda a aumentar a densidade óssea e o tónus muscular – ambos fatores de grande importância na manutenção de um corpo saudável. Um corpo forte – e músculos fortes – protege melhor as articulações. A atividade dura apenas 15 minutos, o que não é uma duração excessiva para crianças.

  • O meu filho é jovem demais para a atividade?

    Esta iniciativa tem sido implementada com crianças desde a idade pré-escolar, já que a ênfase é mais na criança que se movimenta por 15 minutos e não tanto na distância da milha (1,6 km). Trata-se de capacitar as crianças para assumirem o controle dos seus 15 minutos diários de atividade – mesmo que eles ainda não percorram uma milha (1,6 km). The Daily Mile incute hábitos saudáveis, reforçando uma visão positiva da atividade física habitual desde tenra idade.

  • Posso adaptar a atividade e apenas fazer algo semelhante?

    O The Daily Mile é uma iniciativa sustentável porque as crianças gostam muito. É por isso que é tão importante manter a essência simples do programa, aderindo aos principios básicos. Quando algumas escolas tentam alterar esses princípios, introduzindo, por exemplo, saltos ou outras alternativas à execução; fazer a atividade antes ou depois do horário escolar; ou reduzi-la a uma vez por semana, pode tornar o programa menos sustentável, impedindo que as crianças experimentam os vários benefícios da atividade física diária.

  • A que horas deve ser feito o The Daily Mile?

    Deve ser realizado durante o horário escolar, de preferência diariamente, ou pelo menos 3 dias por semana. O ideal é que o professor decida qual é a melhor hora para fazer, pois são eles que melhor conhecem as necessidades dos seus alunos. Esta deve ser considerada como uma atividade complementar à ginástica ou educação física e recreio – não deve ser feita durante esses períodos ou como um substituto.

  • É uma atividade totalmente inclusiva?

    Qualquer criança, independentemente da idade, habilidade ou circunstância, tem sucesso quando participa nesta atividade. Todas participam, inclusivé aquelas com necessidades especiais ou complexas. Na nossa experiência, mesmo as crianças que inicialmente tinham relutância em participar, acabam por desfrutar da atividade e muitas delas adquirem uma predisposição à prática do desporto e à atividade física que não tinham.

  • As crianças não ficarão muito cansadas para concentrarem-se nos estudos?

    Pelo contrário! Existem evidências da relação positiva entre a atividade física diária e o melhor desempenho escolar. De acordo com a pesquisa da Universidade de Stirling, a atividade The Daily Mile aumenta os níveis de concentração, reduz os comportamentos problemáticos e contribui para a melhoria dos resultados escolares. Muitos professores observam que, quando as crianças regressam à sala de aula, conseguem concentrar-se melhor nas aulas. Pais e mães também comentaram que os seus filhos comem e dormem melhor – estão “sempre cansados”.

  • Que tipo de calçado devem usar?

    O calçado escolar deve ser adequado para brincadeiras ativas. O The Daily Mile é um extra de 15 minutos de atividade física no dia de escola, além dos recreios e hora de almoço. Nenhuma mudança de roupa ou calçado é necessária (ou recomendada). No entanto recomendamos que as crianças utilizem ténis ou sapatos confortáveis.

  • Porque é que devo ocupar tempo de um extenso curriculum para fazer o The Daily Mile?

    O The Daily Mile é uma atividade breve, de apenas 15 minutos, e encaixa-se de forma flexível no dia da escola. Numerosos estudos mostraram que o The Daily Mile melhora a concentração, o comportamento e a auto-estima, além de aumentar o desempenho escolar em cerca de 25%. Leia o Relatório Coppermile para mais informações.

  • Se um professor está com dúvidas em aderir à atividade o que fazer?

    O The Daily Mile não aumenta a carga de trabalho dos professores, nem requer nenhuma formação específica – é tão simples quanto abrir a porta da sala de aula. Se é professor, tente liderar o The Daily Mile com um ou dois colegas interessados, para levar a iniciativa a toda a escola.

    O feedback fornecido pelos professores que já estão a fazer o The Daily Mile é sempre positivo e incentiva o resto dos professores a adotarem a iniciativa, já que eles veem o impacto que tem na saúde, felicidade, comportamento e aprendizagem dos seus alunos.

  • O tempo não será um problema?

    O clima é uma vantagem, não uma barreira. As crianças gostam de mudanças sazonais e  ligam-se à natureza. Os professores decidem quando deve ocorrer a atividade – obviamente que não deverá ser feita quando há chuva forte ou gelo. Mas um pouco de frio, chuvisco, neblina, vento ou calor não é um obstáculo, e as crianças até podem tirar partido destas condições e tornarem-se mais resilientes. É importante considerar que este programa está a ser implementado em países com climas mais adversos.

    As crianças devem usar roupas adequadas ao clima – usar casacos em climas frios ou húmidos ou tirar o casaco com tempo quente.

  • O The Daily Mile deve ser visto como um substituto à Educação Física?

    O The Daily Mile é uma atividade física que promove a saúde e o bem-estar – não é um substituto da ginástica ou educação física. A educação física é importante e tem uma função específica no desenvolvimento. O papel fundamental do The Daily Mile é proporcionar às crianças uma condição física que lhes permita tirar o máximo proveito da disciplina de educação física, além de ter um impacto positivo na aprendizagem.

  • É necessário recolher ou registar dados da participação do meu grupo na atividade?

    O The Daily Mile não deve ser guiado por folhas de cálculo, medidas ou tabelas de classificação. Tudo isso é contrário ao espírito da iniciativa e pode levar algumas crianças, mães e professores a desistirem. Se for feito com a autorização do professor, pode ser divertido, de tempos em tempos, que as crianças estabeleçam metas pessoais, como contar o número de voltas que dão ao circuito.

    No entanto, algumas escolas podem ser convidadas a participar em estudos de avaliação do impacto desta iniciativa nas escolas portuguesas. Essa participação será sempre voluntária e respeitará todos os requisitos éticos necessários.

  • Eu inscrevi-me no The Daily Mile, mas não recebi o Pacote de Boas-Vindas

    Quando uma escola se inscreve no The Daily Mile, se tiver especificado que deseja receber comunicações, receberá um Pacote de Boas-Vindas em formato PDF.

    Se a sua escola não especificou que deseja receber comunicações, não poderemos enviar documentação ou e-mails – isso pode ser corrigido. Contacte-nos

Qualquer criança, independentemente das suas circunstâncias, idade ou habilidade, será bem-sucedida na atividade The Daily Mile.

Thomas Dowens, Educação Escócia