PRINCÍPIOS BÁSICOS

Siga estes “10 Passos Para o Sucesso” para se certificar que a sua escola tem mais beneficios com o The Daily Mile.

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O Daily Mile é fácil de implementar e divertido de fazer. Todas as crianças se divertem e participam com entusiasmo na atividade. As crianças com mobilidade reduzida devem receber a assistência necessária para participarem também.

Se a sua escola respeitar estes princípios básicos, esta atividade será um sucesso e sustentável!

1  Rápido

Demora apenas 15 minutos e não se perde tempo a trocar de roupa, a montar ou a arrumar o espaço. As transições entre a  sala de aula e o trajeto devem ser breves.

2  Divertido

É uma atividade física que ocorre num contexto social e deve ser divertido para as crianças. Elas podem conversar com os amigos enquanto correm ou caminham e aproveitam a experiência juntos.

3  100%

É sempre totalmente inclusivo – para todas as crianças, todos os dias. Devem estar todos juntos ao ar livre. As crianças com mobilidade reduzida devem receber o apoio necessário para participarem.

4  Clima

Considere o clima como um benefício e não como uma barreira. As crianças gostam de estar ao ar livre nos diferentes tipos de clima, tendo um maior contacto com a natureza e ficando mais conscientes das diferentes estações do ano.

5  Percurso

Idealmente, o percurso deve ter uma área de apoio e sem lama – a maioria das escolas utiliza o campo de jogos ou um caminho existente. Devem-se incorporar laços, fitas ou pinos de sinalização que agradam às crianças e funcionam para indicar o caminho.

6  Risco

Avaliar o percurso, para garantir que é uma atividade segura. Por favor, veja uma amostra da avaliação de risco aqui.

7  Quando corremos?

A atividade deve ocorrer durante o horário escolar, pelo menos 3 vezes por semana. Idealmente, o professor da turma deve decidir quando se realiza a atividade – que é quem melhor conhece a turma e pode responder de forma flexível às suas necessidades.

8  Roupa/Equipamento

As crianças correm com a roupa que trazem vestida sem ser necessário trocar de roupa. Colocam casacos se estiverem com frio e tiram as camisolas se estiverem com calor.

9  No seu próprio ritmo

Todas as crianças devem correr no seu próprio ritmo. Se for bem feito, não será como dar um passeio – uma criança saudável deve estabelecer o objetivo de correr ou caminhar rápido durante os 15 minutos da atividade, abrandando apenas quando precisar de recuperar o fôlego.

10  Simples

Mantenha a simplicidade. Resista à tentação de complicar a atividade. Deve ser sempre social e divertido. De tempos em tempos, pode associar assuntos relacionados com a aprendizagem dos alunos, ou um tema relacionado com a época do ano (ex.: “Corrida ao Pólo Norte para ver o Pai Natal”).

É fantástico ver iniciativas como The Daily Mile, que demonstra a verdadeira liderança por parte do sector da educação para melhorar a condição física e o comportamento cognitivo das crianças e ter um impacto real nas escolas, bem como na vida das crianças, dos alunos e dos seus professores. Mostra-se que "ficar parado mata", não ficar parado ajuda as crianças a desenvolverem habilidades que manterão durante toda a sua vida.

Lady Tanni Grey-Thomson, Atleta Paralímpica reconhecida e Presidente da UK Active